Que Pasta Branca é essa que envolve o Bebê ao nascer?

Quando nasce, a pele do bebê  está revestida por uma camada de gordura denominada vérnix (vérnix caseosa que significa, verniz cremoso).
Esta camada de gordura, protege a pele contra os efeitos do contato permanente com o meio úmido do útero e atua como um lubrificante durante o trabalho de parto, ajudando o bebê a deslizar pelo canal de parto até ao exterior.
Durante os últimos meses da gestação, as glândulas sebáceas tornam-se particularmente ativas e revestem todo o corpo do bebê com esta substância esbranquiçada. Esta cor resulta da mistura da gordura produzidas pelas glândulas sebáceas e das células de descamação do feto.
Após o nascimento, o vérnix atua como uma camada isoladora ajudando o recém-nascido a lidar com a descida repentina de temperatura. Esta camada de gordura também atua como um agente protetor contra infeções durante os primeiros dias de vida. 
Porém Após as 24 horas de vida sua remoção é recomendada para evitar infecções e alergias causadas pela alta umidade Em alguns casos, sua remoção deve ser realizada logo após o nascimento, como é o caso de crianças filhas de mães com HIV, historia de infecções prévias e perinatais, e também em casos de líquido amniótico meconial ou fétido.

Principais funções do Vérnix caseoso:

. Hidratação: Devido ao seu alto teor de água, o vérnix atua como um agente hidratante e aumenta a plasticidade da pele do bebê.

. Barreira natural contra possíveis infecções: O vérnix atua como uma barreira mecânica contra infecções bacterianas, inibindo o crescimento de bactérias e protegendo a pele do bebê.

. Auxilia na Formação do manto ácido: No nascimento, o pH da pele é praticamente neutro. Aos poucos, o pH da pele atinge 5,5, um nível ligeiramente ácido e necessário para a defesa da pele contra o aparecimento e crescimento de bactérias patogênicas. A acidificação também mantém a integridade da barreira epidérmica. O manto ácido leva em torno de 2 a 8 semanas para desenvolver-se completamente, dependendo da idade gestacional do bebê.

. Proteção solar: por conter melanina em sua composição, o vérnix também protege o recém-nascido da radiação ultravioleta e da luz solar.

 .Propriedades regenerativas: O vérnix contribui para a regeneração da pele. As suas propriedades de cura estão sendo estudadas para o tratamento de pacientes adultos com úlceras nos membros inferiores ou em feridas perineais após o parto. Tais propriedades também são usadas no tratamento da dermatite atópica, contra infecções bacterianas e no tratamento de pacientes com queimaduras

Agora você já sabe, não tenha Pressa de dar o Primeiro Banho pra tira Logo o Vérnix .
VÉRNIX NÃO É SUJEIRA É PROTEÇÃO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário