7 Receitas de Papinhas Com Dicas


O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Após esta idade, é necessária a introdução de outros alimentos complementares para suprir as necessidades nutricionais do bebê.

Até o sexto mês de vida, o sistema digestório da criança não está pronto para digerir adequadamente os alimentos, ou o seu sistema imunológico capaz de combater possíveis infecções decorrentes destes.

Para iniciar, os alimentos escolhidos devem estar com um bom aspecto e ter procedência confiável. Em seguida, devem ser lavados adequadamente, com higienização manual (com a escovinha adequada) e química, com cloro / água sanitária (para os alimentos consumidos crus).

Para as papas de fruta: pique o(s) alimento(s) escolhido(s), amasse(-os) ou raspe bem com um garfo, e sirva. Não liquidifique. Deve-se tomar cuidado com sementes e cascas no preparo da papa, além de evitar a adição de açúcar ou cereais.

Para o preparo das papas cozidas: pique o(s) alimento(s) escolhido(s) e o(s) coloque em uma panela com água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que estejam moles. Retire da panela e amasse(-os) bem com um garfo, e sirva. Quando utilizar alimentos mais fibrosos, como verduras e carnes, pode utilizar a peneira para facilitar a mastigação/deglutição do bebê na fase inicial.

Não utilize liquidificador ou processador. Evite utilizar sal para temperar a papinha (principalmente nos 2-3 primeiros meses), prefira ervas frescas – deixe o bebê aprender o verdadeiro sabor dos alimentos.


                             7 Receitas de Papinhas pra  fazer 




  • Papinha de carne com batata e chuchu

  • Ingredientes: Um bife pequeno de carne magra ou 2 sassamis cortados em cubinhos, uma batata média descascada e cortada em cubinhos, ½ chuchu descascado e cortado em cubinhos, água, sal, 1 dente de alho amassado.
  • Modo de preparo:
  • Refogue a carne ou sassami em uma colher (café) de óleo vegetal e o alho amassado. Coloque uma pitada de sal e deixe dourar. Acrescente a batata e o chuchu. Cubra com água e deixe cozinhar com a panela tampada até que os legumes estejam macios. Retire a carne, amasse os legumes com um garfo e coloque salsinha picada.
  • A partir dos 8 meses a carne já pode ser ingerida.

Papinha de maçã 

1 maçã vermelha 

Lave bem a casca e corte a fruta na metade (você não precisa descascar). Com ajuda de uma colher pequena, vá raspando a polpa da maçã a partir da própria fruta. 

Preste só atenção para que não escape nenhum pedacinho maior que possa engasgar seu filho. 
Prossiga da mesma forma com pêras. Outra opção é passar a maçã no ralador. 

A partir da aceitação de cada fruta individualmente, você pode começar a misturar duas delas para fazer uma papinha mais rica, como, por exemplo, banana com maçã, maçã com pêra, mamão com laranja. 

Papinha de caldo de carne com cenoura e chuchu 

100 gramas de carne (um bife pequeno de carne magra, como coxão duro ou músculo) 
1 cenoura 
1 chuchu 
água filtrada 

Corte a carne em cubinhos e refogue em uma panela com um pouco de óleo vegetal. Acrescente uma pitada de sal se quiser e, quando a carne pegar uma corzinha, coloque a cenoura e o chuchu descascados e cortados em pedaços pequenos. Cubra com água filtrada e cozinhe, com tampa, em fogo baixo até que os legumes estejam moles (aperte com um garfo). Separe a carne. Amasse os legumes com um garfo ou passe-os na peneira. Sirva com uma colher, só tomando cuidado para que não esteja quente demais. 

Rende de 2 a 3 porções 


Papinha de caldo de carne com batata-doce e beterraba 

100 gramas de carne bovina magra, como coxão duro ou músculo 
1 batata-doce pequena 
Meia beterraba 
Água filtrada 

Corte a carne em pedaços e refogue, até começar a pegar cor, em uma panela com óleo vegetal. Acrescente a batata-doce e a beterraba descascadas e cortadas, assim como uma pitada de sal, se quiser. Adicione a água até cobrir tudo. Tampe e deixe cozinhar até que tudo esteja mole. Retire a carne e amasse a mistura que ficou com um garfo ou passe por uma peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 


Papinha de Maçã e Cenoura

Essa papinha é rica em vitaminas C e B, antioxidantes e cálcio, que são nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunológico, prevenir anemias e fortalecer os ossos.
Ingredientes:
  • 1/2 cenoura pequena
  • 1 maçã sem casca
  • 200 ml de leite materno ou fórmula infantil
Modo de preparo:
Lavar bem a cenoura e maçã, retirar a casca e cortar em cubos, levando para cozinhar no leite em fogo baixo até a cenoura ficar bem macia. Colocar a mistura em um recipiente, amassar com um garfo e esperar esfriar antes de servir para o bebê.

Papinha de ervilha
Ingredientes
160g de ervilhas frescas ou congeladas
¼ xícara (chá) de água
¼ xícara (chá) de leite materno ou infantil
Como fazer
Ferva a água em uma panela pequena. Coloque as ervilhas e deixe ferver novamente. Cubra, reduza para o fogo baixo e cozinhe por 5 a 6 minutos, até as ervilhas ficarem macias. Mexa uma vez durante o cozimento. Deixe esfriar um pouco e coloque as ervilhas e a águia no liquidificador. Adicione o leite materno ou infantil a bate por 1 minutos, até ficar com consistência lisa.

Fígado com legumes e aveia
Ingredientes
150g de fígado
2 batatas médias
1 cenoura
2 folhas de alface
1 colher (sopa) de cebola alada
½ xícara de aveia em flocos
2 litros de água
1 colher (sopa) de óleo de milho ou girassol



Como fazer

Coloque tudo (inclusive a aveia) na panela com 1 ½ litro de água. Quando ficarem macios acrescente a colher de sopa de óleo. Amasse com o garfo e sirva.

                                    
                                     Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário